Você tem aquele quadro em casa que muitas vezes é uma peça de família, que vem desde gerações anteriores à sua. Será que sua obra de arte tem valor comercial?
Em tese, toda obra de arte tem valor. A questão é que, muitas vezes, o valor artístico da obra é bem diferente do seu valor comercial. Nós vamos explicar.
Uma obra de arte, para ter algum valor comercial no mercado de compra e venda, precisa atender à algumas premissas:
Quem pintou a obra?
É importante saber quem foi o autor da obra e as informações registradas nessa peça específica. É um autor conhecido? Qual o nome? A obra tem alguma assinatura e data?
Essas são apenas algumas informações que ajudam o avaliador a identificar o autor, a época, "movimento artístico" de quando a obra foi pintada, entre outros fatores.
Técnica utilizada
A técnica utilizada também influencia bastante no valor comercial da obra.
As técnicas mais utilizadas são o óleo sobre tela ou madeira, acrílico sobre tela ou madeira, guache, têmpera, aquarela, pastel sobre cartão ou papel, desenhos e gravuras. Cada técnica possui uma procura maior ou menor no mercado e influenciam no valor da obra
Estado de conservação
O estado físico da obra também influencia bastante no seu valor.
Muitas vezes as pessoas não têm a noção de que uma obra de arte possa ter algum valor e acabam deixando-a em qualquer local, ocasionando riscos ou ranhuras na tela, acúmulo de umidade e outros fatores relacionados ao tempo ou armazenamento que danificam a peça.
Por isso, o estado de conservação é importante no processo de avaliação, pois muitas obras, apesar de terem valor comercial, precisam de restauro.
Deu para perceber que muitos fatores influenciam no valor de uma obra.
Por isso, a sua obra pode ter valor comercial sim, mas é necessário fazer uma avaliação criteriosa desses itens.
Se você quer saber se sua obra de arte tem valor comercial, o primeiro passo é chamar a gente no Whatsapp.
O processo inicial é feito remotamente, onde solicitamos à você algumas informações e imagens da sua obra para uma pré-avaliação.
Avaliamos a Obra de Arte com base no valor de mercado, sem qualquer compromisso e, com base na avaliação, orientamos sobre as opções existentes.
O cliente pode optar pela liquidez imediata, ou seja, a venda da obra, ou a consignação da mesma para colocarmos em nossos leilões.
No caso de mais de uma Obra de Arte, é possível trabalhar com as duas opções, realizando a venda de algumas peças e o leilão de outras.
Comments